
Os púlpitos precisam ser melhores
Nota do editor: Este artigo foi escrito para o público dos Estados Unidos, no fim do ano em que o país comemorou 250 anos de independência. Ele trata de temas próprios daquele cenário, como a Convenção Batista do Sul, os debates em torno de Tim Keller, o esporte profissional americano e as propostas legislativas contra a aplicação da sharia. Publicamos o texto pelo apelo central, que vale também para a igreja brasileira: o pastor que se cala diante das questões morais da vida pública não é...
Nota do editor: Este artigo foi escrito para o público dos Estados Unidos, no fim do ano em que o país comemorou 250 anos de independência. Ele trata de temas próprios daquele cenário, como a Convenção Batista do Sul, os debates em torno de Tim Keller, o esporte profissional americano e as propostas legislativas contra a aplicação da sharia. Publicamos o texto pelo apelo central, que vale também para a igreja brasileira: o pastor que se cala diante das questões morais da vida pública não é neutro.
Ao encerrarmos um ano incrível de celebrações pelos 250 anos dos Estados Unidos, olho para trás, para o declínio da influência pastoral no país, com saudade do que poderia ter sido. Houve um tempo em que as pessoas nos bancos e os presbíteros de nossas igrejas exigiam mais dos homens que se colocam diante de nossas congregações. Homens que foram ordenados para manejar bem a palavra da verdade tornaram-se agora clones de palestrantes do TED, que pegam leve e suavizam os horrores de nossa cultura moderna. Já passou da hora de todos ficarmos justamente indignados com o tempo que esse comportamento covarde vem durando. É hora de removermos o peso morto dos púlpitos de todo o país.
Com uma lista crescente de clérigos destituídos, organizações denominacionais desacreditadas e carreiras de pastores-celebridade terminando em controvérsia, precisamos perguntar se muitos dos homens em nossos púlpitos estão em seu “chamado” simplesmente porque essa é sua profissão de reserva segura: a salvo de olhares críticos, de conflitos ou de consequências. Por pior que seja o seu desempenho, esses pastores cativantes têm praticamente garantida uma carreira protegida, desde que não balancem o barco. Um amigo me disse certa vez, no plenário da Reunião Anual da Convenção Batista do Sul: “Isso não vai melhorar até que alguns desses púlpitos comecem a ser salvos”. Essa verdade só se fortaleceu, porque transformamos o pastorado em uma profissão de celebridades em vez de um chamado.
Igrejas cativantes e woke produzem desertores
Alguns pastores usam o tempo no seminário para aprimorar seu estilo de pregação e o cuidado pastoral de seus rebanhos. Outros passam anos no seminário aperfeiçoando novos modelos de crescimento e técnicas para fugir de conversas difíceis em vez de enfrentá-las. Aprendem a falar de amor e bondade e a evitar assuntos que, segundo lhes disseram, vão afugentar as pessoas. Tornaram-se peritos na arte de parecer “apolíticos”. No entanto, a história recente nos mostra que isso não atrai pessoas para os bancos. Nas últimas duas gerações, vimos cristãos de segunda e terceira geração saírem de suas igrejas cativantes e woke, e jovens adultos abandonarem todas as práticas de fé tradicionais em níveis recordes. Você sabe de que igrejas estou falando. Elas fazem festas do Super Bowl e chamam isso de culto. São as igrejas que marchavam pelo evangelho da justiça social e diziam a você como se comportar durante a COVID-19. Nesses lugares, quase a cada quatro anos, uma pergunta que vai direto ao cerne da questão começa a se infiltrar em seus santuários antes piedosos: “Pastor, devemos ser políticos?”
Essa pergunta incômoda sobre falar de política é feita como se a única resposta fiel fosse “não”, como se o púlpito existisse para a piedade privada e o silêncio cauteloso enquanto a cultura descarta os nascituros e redefine a família. A história e as Escrituras respondem de outra forma. A questão não é se os pastores serão políticos, mas se serão honestos sobre a política que já está acontecendo.
Francis Schaeffer viu a evasão com clareza. Em A Christian Manifesto (1981), ele diagnosticou o fracasso da igreja americana não como uma conspiração secreta, mas como abdicação pastoral:
Mais fundamentalmente, nossa cultura, sociedade, governo e leis estão na condição em que estão não por causa de uma conspiração, mas porque a igreja abandonou seu dever de ser o sal da cultura. É dever da igreja (e também seu privilégio) fazer agora o que deveria ter feito o tempo todo: usar a liberdade que temos para ser esse sal da cultura. [1]
Schaeffer insistia que o cristianismo não é um passatempo particular: “O senhorio de Cristo abrange toda a vida, e toda a vida igualmente”. [2] Um pastor que chama questões controvertidas de “políticas demais” não está sendo espiritual. Está sendo seletivo. Como disse Schaeffer: “Não é exagero dizer que estamos em guerra, e não há partes neutras nesse conflito”. [3]
A neutralidade é um mito, e o silêncio é um voto a favor da decadência.
Já perguntei a pastores o que seria necessário para que apoiassem abertamente “um bom candidato político cristão e conservador” que ousasse concorrer a um cargo. Um deles foi sincero comigo: “Ah, você conhece minha congregação; eles são liberais demais para eu promover um candidato conservador”. Mas esse é exatamente o problema: uma liderança que não desafia sua congregação com o ensino bíblico já fracassou. Esse líder pode ter instintos de sobrevivência refinados, mas, se lhe falta coragem para transmitir a mensagem da ordem civil, o pastor revela nesse momento que seus verdadeiros instintos são egoístas e indignos de quem pastoreia um rebanho.
O problema Keller: só um lado recebe o benefício da dúvida
Nenhuma figura evangélica recente moldou mais os instintos políticos de uma geração de pastores do que Tim Keller. Seus dons para o evangelismo urbano eram reais. Sua postura política, no entanto, ensinou muitos ministros a tratar a clareza como vício e a simetria como virtude.
A famosa frase de Keller, de que o cristianismo “não é nem de esquerda nem de direita”, soava humilde, mas, na prática, significava nunca deixar que a convicção bíblica atingisse com toda a força o poder progressista. Em seu ensaio de 2018 no New York Times, “How Do Christians Fit Into the Two-Party System? They Don’t” (“Como os cristãos se encaixam no sistema bipartidário? Não se encaixam”), Keller argumentou que as posições cristãs históricas não se encaixam perfeitamente em nenhum dos dois partidos. [4] Isso contém uma verdade limitada: nenhum partido é o Reino de Deus. Mas a “terceira via” de Keller tornou-se um estilo cultural que aparou as arestas em relação à esquerda, enquanto tratava a urgência conservadora como a ameaça especial ao testemunho cristão.
Críticos como James Wood notaram o que muitos pastores sentiam nas entranhas: a abordagem de Keller filtrava a política pelo desejo de não ofender públicos seculares de elite. [5] Seu hábito de dar “tempo igual” a todos dava a entender que todos os lados eram igualmente falhos. O aborto não é o gêmeo moral de uma alíquota de imposto em disputa. Os discípulos de Keller aperfeiçoaram um padrão previsível: máxima desconfiança em relação aos cristãos conservadores, máxima benevolência para com a linguagem progressista da justiça social. O lado que lisonjeava as elites urbanas era recompensado; o lado que chamava o mal pelo nome sem pedir desculpas era repreendido por se envolver em “guerra cultural”. Essa nova era de clones cativantes de Keller que hoje ocupam os púlpitos não passa de um estudo de caso em aversão ao conflito, com um Novo Testamento grego e um contrato para três livros.
Até os radicais sabem
Os pastores são chamados a ser gentis com as pessoas, não com as mentiras. Eis uma lição incômoda: Saul Alinsky, que não era nenhum amigo da igreja, entendia algo que muitos pastores educados se recusam a admitir. Você não pode agendar as emergências morais conforme a sua comodidade.
Em Rules for Radicals (1971), Alinsky escreveu: “Se alguém quer agir, o dilema é como e onde; não existe ‘quando?’, pois, com o tempo se esgotando, a hora é obviamente agora”. [6] E, de forma mais incisiva: “O mais antiético de todos os meios é não usar meio algum”. [7]
Os cristãos não precisam adotar as táticas egoístas de Alinsky, mas devemos atentar para o diagnóstico que ele faz da nossa covardia. Enquanto os pastores se esquivam da questão de se a “política” é permitida no púlpito, ativistas reescrevem currículos escolares, hospitais esterilizam adolescentes confusos e tribunais catequizam uma nação. Recusar-se a se envolver já é um ato político, geralmente em favor de quem for mais agressivo. Se os inimigos da moralidade bíblica tratam cada semana como uma emergência, por que tantos pastores tratam cada semana como uma oportunidade de permanecer despreocupados e alheios?
O custo do silêncio hoje
O silêncio dos púlpitos tem um preço alto, que já aparece no espaço vazio onde os jovens costumavam se sentar. A pesquisa de George Barna situa esse número acima de 60%, e em alta. [8] Em um estudo de 2011, cerca de 59% dos jovens de 18 a 29 anos que frequentavam regularmente a igreja na adolescência tinham se desligado até os 15 anos. Em uma atualização de 2019, esse número havia subido para 64%.
Esse índice de evasão está ligado ao silêncio do púlpito sobre temas como a educação? Claro, somos chamados a evangelizar, mas que desculpa esfarrapada é murmurar que “isso não faz o evangelho avançar”. Líderes de verdade sabem que, sem uma cultura que nos permita anunciar Cristo, o esquema evangélico frouxo vai secar, assim como a igreja na Inglaterra. Perguntei ao presidente da Convenção Batista do Sul, Willy Rice, se há relação entre pastores apolíticos e a escassez de candidatos cristãos de qualidade dispostos a concorrer a cargos públicos. Ele não hesitou:
Sim, acho que a influência, ou a falta de influência, dos púlpitos afeta essas questões. O que essas estatísticas (de Barna) estão captando é um desafio de discipulado na igreja evangélica moderna. Com relação ao ativismo político, não acho que o problema nas igrejas conservadoras e fiéis à Bíblia seja que falamos demais de política, mas que não falamos o suficiente. Com isso, não me refiro a partidarismo puro e simples; refiro-me, sim, a tratar das questões contemporâneas com destemor e sabedoria, a partir de uma perspectiva bíblica sólida. [9]
Pastores que deixam de falar a todas as áreas de necessidade de sua congregação estão abrindo a porta para uma tomada secular, uma lacuna de discipulado de cada vez.
Falta-nos sabedoria nos bancos e nos púlpitos
Numa época em que temos quase todo o conhecimento humano na palma da mão, ainda nos falta sabedoria. Em nossa insensatez, diluímos a descrição do trabalho do pastor. Nossos seminários ensinaram os aspirantes ao pastorado a pregar até os níveis culturalmente aceitáveis e a parar antes da plena verdade bíblica. Quem ousa se pronunciar contra essas normas culturais perversas ou exigir fidelidade bíblica nos púlpitos costuma enfrentar uma reação imediata. Numa época assim, você saberá que acertou o alvo quando alguns na igreja acharem que você foi longe demais, ou quando, na esfera pública, enfrentar a ameaça de prisão, de fechamento de contas bancárias, de perda do emprego e de verdadeiro sofrimento social. Quando tanto a igreja quanto a cultura exigem que lhes satisfaçamos a “coceira nos ouvidos”, um pastor não consegue agradar a todos sem se tornar infiel.
Atanásio foi exilado cinco vezes. Lutero viveu como fora da lei durante anos. O que causa problemas em 2026 tem pouco a ver com a teologia cristã interna e tudo a ver com a homogeneização social. Nossos pastores modernos e polidos desviam habilmente dos campos minados da política. Esses mesmos homens nunca parecem seguir o mesmo caminho de princípio em relação ao entretenimento ou ao esporte. Não que o esporte em si seja mau. Mas existe algo mais feito para o conflito? Há quem se afaste da família nas festas de fim de ano por causa de quem venceu o último clássico. O esporte é um barril de pólvora de conflito e vício. Seria de esperar que os pastores modernos o evitassem, se seus princípios de não causar divisão fossem de fato a força motriz.
Vemos referências positivas à competição e ao esporte na própria Bíblia (Hb 12.1-2). Mas, em 2026, o esporte se tornou um deus menor que tudo abarca e exige suas próprias formas de sacrifício e cerimônia. Um pastor sábio ensinaria que ele é um grande obstáculo para muitas pessoas. As apostas agora são um sacramento, e o culto está marcado para sábado e domingo, do nascer do sol até o último touchdown, por volta da 1h da manhã de segunda-feira. Quando foi a última vez que você ouviu um pastor contestar isso ou pedir ao seu povo que deixasse de assistir ao grande jogo? Ou já ouviu um pastor se levantar e dizer ao líder do grupo de jovens que ele não pode levar os adolescentes a um jogo da NBA, da NFL ou da WNBA que celebra a causa gay? Para a cultura ao nosso redor, essas coisas são mais do que aceitáveis. São amadas, sim, até idolatradas. A lealdade aos times dessas organizações é proclamada com orgulho dos púlpitos. Nunca há uma única palavra de oposição aos estilos de vida hedonistas, ao abuso de drogas ou às perversões sexuais. Hoje, pastores e presbíteros aprovam abertamente, ou pelo menos em silêncio, a política mundana que acompanha o esporte moderno, porque ela é aprovada pela cultura. Os pastores das gerações passadas resistiam ao esporte, ou a qualquer coisa que pudesse desviar de Cristo o foco da igreja. Nas palavras do Dr. Albert Mohler, presidente do Southern Seminary: “Se você não tem orgulho desses compromissos [morais cristãos] e começa a se calar sobre eles, você se cala, e então amolece”. [10] A luta que o Senhor da Bíblia estabeleceu é uma ordem clara para resistir à perversidade que procura roubar, matar e destruir nossas famílias. Mas nossos púlpitos continuam concentrados em não melindrar ninguém e em não se opor às distrações culturais mundanas.
Enquanto debatemos, eles avançam
Embora muitos pastores cristãos sejam capazes de contar tudo sobre seu time favorito, raramente entendem a batalha em que de fato estão. A maioria preferiria morrer esquartejada a confrontar questões de identidade, moralidade, família ou soberania nacional. Em contraste, os mestres islâmicos não acham que precisam de permissão para discipular uma cultura e exigem a transformação ativa das sociedades, não a coexistência passiva.
Por que a igreja na Inglaterra morreu? Enquanto debatemos isso e discutimos minúcias sobre quem é o responsável, a tomada completa do país por pagãos e muçulmanos já é fato histórico consumado. A igreja não estava lá para proteger as mulheres da Grã-Bretanha, e hoje Londres é governada por um muçulmano praticante. Em 2025/26, houve aproximadamente 217.600 crimes sexuais registrados pela polícia na Inglaterra e no País de Gales, um recorde e parte de um aumento que vem crescendo acentuadamente desde 2013/14. [11] Numa conta de guardanapo: com cerca de 11 milhões de pessoas do sexo feminino com menos de 30 anos no país, isso dá aproximadamente uma em cada 50 vítimas de agressão sexual. Mas onde estão os pastores empunhando espadas para proteger a uma em cada 50 que é membro de sua própria congregação? Ah, é verdade: eles também proibiram facas.
É hora de todos no Ocidente entenderem o argumento que devemos proclamar com ousadia sobre a jihad econômica. Trata-se de uma tática real, [12] e, se continuarmos nos recusando a ofender as pessoas, veremos exatamente o que vai acontecer nos Estados Unidos. Alguns analistas de segurança ocidentais já tentam abertamente proibir a sharia [13] e veem a expansão global dos serviços bancários e investimentos compatíveis com a sharia como uma forma mais sutil de jihad econômica, destinada a normalizar princípios jurídicos islâmicos em economias não muçulmanas. [14]
O Alcorão não esconde sua ambição de reivindicar todas as áreas da vida. A Surata 9:29 afirma: “Combatei aqueles que não creem em Alá nem no Último Dia, nem consideram proibido o que Alá e Seu Mensageiro proibiram, nem professam a Religião da Verdade, dentre os do Povo do Livro, até que paguem a jizya com submissão voluntária e se sintam subjugados”. [15] A jizya era um imposto cobrado dos cristãos e judeus conquistados, que financiava a expansão islâmica e, ao mesmo tempo, os marcava como subordinados.
No século VII, exércitos árabes varreram os territórios centrais do cristianismo bizantino: Síria, Palestina, Egito e Norte da África. [16] No século X, o cristianismo norte-africano, antes vibrante e com centenas de bispos, havia praticamente desaparecido. [17] O mesmo padrão se repetiu na Espanha depois de 711: os reinos cristãos visigóticos caíram e, durante séculos sob Al-Andalus, os cristãos viveram como dhimmis, até que a Reconquista inverteu a maré. [18] A tomada política foi imediata, seguida de uma islamização cultural gradual. Não foram “enriquecimentos” graduais. Foram subjugações rápidas. [19]
Hoje, a demografia religiosa global revela uma trajetória que merece toda a atenção dos pastores. O cristianismo continua sendo a maior religião, com cerca de 2,4 a 2,6 bilhões de adeptos no mundo; o islamismo soma cerca de 2,0 a 2,1 bilhões e cresce mais rápido, impulsionado por taxas de fecundidade mais altas e por uma migração constante, e essa diferença está diminuindo rapidamente. [20] Pastores fracos que evitam o confronto cultural deixam o campo livre para quem estiver disposto a discipular uma cultura nos termos de sua própria religião.
Você precisa ser político
Então, diante de uma oposição religiosa real, pastor: você deve ser político? O Dr. Mohler disse isso com todas as letras: “Estamos nos enganando se achamos que podemos viver em algum tipo de ambiente apolítico. Esse ambiente não existe”. [21]
Se por “político” você quer dizer um mascote partidário ou um mercenário a serviço do ego de um candidato, a resposta é não; a igreja não é um comitê partidário, e Cristo não é um item de plataforma eleitoral. Se você quer dizer aplicar todo o desígnio de Deus à justiça pública, a resposta é sim. Você está sendo político toda vez que batiza uma criança e declara que ela não é propriedade do Estado. Você está sendo político toda vez que se recusa a abençoar aquilo que Deus chama de pecado. A única questão é se você faz isso com clareza ou com camuflagem. Você terá a ousadia de nomear o islamismo, o hinduísmo e todos os outros que estão tentando desviar nossos filhos do único Cristo verdadeiro?
Schaeffer chamou a igreja de volta a ser sal. Alinsky, logo ele, entendia que as emergências não esperam pelos hesitantes. A terceira via cativante de Keller ensinou uma geração a soar equilibrada enquanto fazia avançar apenas o discurso respeitável para um dos lados da cultura. O fruto é uma igreja fluente em pedidos de desculpa e lenta para a coragem.
O pastor de hoje não precisa de um tom suave, efeminado e maternal no púlpito. Ele precisa de uma Bíblia aberta nas passagens difíceis, de uma consciência que não se aluga e de um povo catequizado para permanecer firme. Pregue o evangelho do Cristo crucificado e ressurreto. Chame o mal pelo nome. Defenda o que é bom. Ame seus inimigos sem mentir por eles.
Os Estados Unidos não precisam de pastores mais “acessíveis”. Precisam de pastores mais fiéis, homens que prefiram perder todos os membros dizimistas a perder a verdade.
Willy Rice resumiu toda a situação muito melhor do que eu jamais conseguiria: “Concordo com a sua tese de que as igrejas precisam reassumir seu manto profético para tratar de questões, especificamente as que dizem respeito a convicções morais, porque a proclamação da verdade é essencial para um testemunho fiel do evangelho. As duas coisas andam juntas”.
Pastor, os homens que vieram antes de você não esperavam um plano de aposentadoria melhor ou um auxílio-moradia para se posicionar com firmeza por Deus. Você também não deveria esperar. Presbíteros e membros das igrejas, se vocês estão permitindo que isso continue, precisam se arrepender e remover esses líderes fracassados, pelo bem eterno de suas famílias e pelo futuro dos Estados Unidos.
†
Publicado originalmente em inglês em Christ Over All. Traduzido e publicado com permissão.
Notas
- Francis A. Schaeffer, A Christian Manifesto (Crossway, 1981), p. 55–56.
- Schaeffer, A Christian Manifesto, p. 19.
- Schaeffer, A Christian Manifesto, p. 115.
- Timothy Keller, “How Do Christians Fit into the Two-Party System? They Don’t”, New York Times, 29 de setembro de 2018.
- James R. Wood, “How I Evolved on Tim Keller”, First Things, 6 de maio de 2022.
- Saul D. Alinsky, Rules for Radicals: A Practical Primer for Realistic Radicals (Random House, 1971), p. 190–91.
- Alinsky, Rules for Radicals, p. 26.
- Barna Group, “Church Dropouts Have Risen to 64%—But What About Those Who Stay?”, 4 de setembro de 2019. n = 1.296 adultos norte-americanos de 18 a 29 anos, cristãos atuais ou ex-cristãos, 2011; n = 1.514 adultos norte-americanos de 18 a 29 anos, cristãos atuais ou ex-cristãos, 2018.
- Entrevista pessoal com Willy Rice (Calvary Church, Clearwater, Flórida), agosto de 2026.
- Albert Mohler, entrevista concedida a Robert Bortins, “Dr. Albert Mohler on Why Christians Need to Be ‘Loud’ Again”, Refining Rhetoric with Robert Bortins, vídeo no YouTube, 26 de agosto de 2026.
- Statista Research Department, “Number of Police Recorded Sexual Offences in England and Wales from 2002/03 to 2025/26”, Statista, 23 de julho de 2026.
- Sobre “jihad econômica” como termo usado na própria literatura islâmica e islamista, e não apenas aplicado por críticos ocidentais: IslamOnline, “Economic Jihad: A Legal Obligation and Religious Necessity”, 27 de novembro de 2023, citando o economista egípcio Hussein Shihata; cf. Matthew Levitt, “Countering the Theological Case for ‘Economic Jihad’ Is Vital”, Royal United Services Institute, 19 de novembro de 2007; e a descrição feita pelo líder do Hamas Ismail Haniyeh das doações para Gaza como “jihad financeira”, noticiada em Fred Lucas, “Hamas Leader Urges Muslims Worldwide to ‘Build on’ Oct. 7 ‘Victory,’ Engage in ‘Financial Jihad’”, Daily Signal, 14 de janeiro de 2024.
- Sobre os esforços nos Estados Unidos para impedir a aplicação da sharia: o “Sharia-Free America Caucus” da Câmara dos Representantes, fundado pelos deputados Chip Roy e Keith Self; ver “Congressman Self and Congressman Roy’s Sharia-Free America Caucus Grows to 68 Members from 25 States”, keithself.house.gov, 29 de junho de 2026; presidente Donald Trump, entrevista a Glenn Beck, 26 de agosto de 2026, citada em Rusty Weiss, “Trump Draws a Hard Line on Sharia Law, Explains What He Would ‘Absolutely’ Do: ‘Not This Country’”, RedState, 26 de agosto de 2026; e a lei HB 1471 da Flórida (2026), sancionada pelo governador Ron DeSantis, que proíbe os tribunais estaduais de aplicar leis estrangeiras ou religiosas, inclusive a sharia, em violação de direitos constitucionais; ver “Governor Ron DeSantis Signs Legislation to Combat Terrorist Groups and Ban Sharia Law in Florida”, flgov.com, 6 de abril de 2026.
- Sobre as finanças compatíveis com a sharia, vistas por analistas de segurança e de políticas públicas como uma forma mais sutil de jihad econômica: Maj. Kevin R. Nalette, “Shari’ah Compliant Finance: Toward Economic Jihad” (monografia, School of Advanced Military Studies, U.S. Army Command and General Staff College, 2010); Patrick Sookhdeo, citado em Paul Sperry, “Sharia’s Growing Influence on U.S. Finance”, RealClearInvestigations, 27 de maio de 2026; Sebastian L. v. Gorka, “A New, More Subversive Jihad”, Gatestone Institute, 20 de agosto de 2009; e Hannah Baldock, “Sharia Finance Industry a Symptom of Britain’s Expanding Islamist Ecosystem”, Middle East Forum, 23 de dezembro de 2024.
- Alcorão 9:29, Surata At-Tawbah. Ver também Encyclopaedia Britannica, s.v. “Jizyah”, por Asma Afsaruddin, atualizado em 7 de setembro de 2026; e David Wood, “Jihad, Jizya, and Just War Theory”, Christian Research Journal 36, n. 1 (2013).
- Rápidas conquistas de territórios bizantinos no século VII (Damasco, 635; Jerusalém, 638; Alexandria, 641; e o Norte da África). Ver os panoramas históricos das primeiras expansões islâmicas.
- Declínio do cristianismo norte-africano, de centenas de bispos na época da conquista árabe a um quase colapso por volta do século X.
- Conquista muçulmana da Espanha visigótica a partir de 711, estabelecimento de Al-Andalus e status de dhimmi para os cristãos até a Reconquista.
- Padrão de imposição política imediata de governadores e leis muçulmanos, seguida de islamização cultural gradual, restrições às igrejas e pressões sociais sobre os dhimmis.
- Demografia religiosa global e taxas de crescimento diferenciadas: Pew Research Center, “How the Global Religious Landscape Changed from 2010 to 2020”, 9 de junho de 2025; e “The Future of World Religions: Population Growth Projections, 2010–2050”, 2 de abril de 2015.
- Mohler, “Why Christians Need to Be ‘Loud’ Again”.


